domingo, 7 de dezembro de 2014

Como Criar uma Fazenda de Gado

Criado por Ipereira, Jack.aw

Existem muitos motivos pelo qual uma pessoa poderia querer começar uma criação de gado. Alguns criam várias cabeças para vendê-las, enquanto que outros preferem o leite desses animais. Alguns preferem exibir a criação em feiras e em outros eventos locais. Na economia atual, muitas famílias optam por criar gado para o uso pessoal. Independente de sua escolha, há algumas orientações básicas referentes à criação; desde a compra da terra até a seleção das espécies.

Passos

  1. Start a Cattle Farm Step 1.jpg 
     
    1- Faça um plano de negócios. Faça uma análise PFOA de si mesmo e da indústria do tipo de gado na qual você entrará. Planeje que tipo de vacas deseja sem procurar por raças específicas. Reflita sobre qual tipo de fazenda lhe é desejável.
    • Lembre-se de começar de baixo. Não gaste todo o seu dinheiro nas duas primeiras semanas após comprar ou herdar a fazenda/rancho. Conserte apenas muros ou prédios que representem uma prioridade sobre as outras coisas. Renove o galpão ou a casa, ou atualize as instalações relacionadas aos seus planos. Compre o maquinário em leilões, e nada inteiramente novo. Compre equipamentos e outros objetos necessários para este primeiro momento. Evite comprar apenas aquilo que quer. Você poderá realizar suas vontades após 5 ou 10 anos dentro do agronegócio.
    • Foque em ser um produtor de baixo-custo, pois este é o melhor jeito de fazer dinheiro e de começar em caso de pouca verba inicial!
    Anúncio
  2. Start a Cattle Farm Step 2.jpg
    2 - Localize a área onde pretenda criar o gado pelos próximos 10 ou 30 anos, quem sabe mais. Isto é importante, pois é preciso encontrar uma localização que seja familiar ou realmente admirável. Um lugar onde seja possível criar animais.
    • A localização varia muito. Fatores como o clima, as mudanças entre estações, mercados, vegetação e topografia diferem para cada local encontrado.
  3. Start a Cattle Farm Step 3.jpg
     
    3- Encontre terras à venda na região onde queira começar. Mantenha em mente de que é bem provável que você tenha de hipotecar, financiar ou alugar o local se não possuir dinheiro para comprar tudo de uma vez só.
    • O preço do terreno tende a crescer em áreas com populações maiores ou cuja demanda seja muito alta.
    • Note também que é altamente recomendável comprar uma fazenda ou rancho que já possua as instalações apropriadas e cercas posicionadas em vez de optar por um terreno que tenha de ser alterado em prol de suas finalidades.
  4. Start a Cattle Farm Step 4.jpg
     
    4- Descubra mais sobre a localização desejada. Contate o dono da área que lhe interessa e peça mais informações sobre o tipo de solo, vegetação, lucros relacionados a vendas de gado e capacidade máxima para determinados tipos de pasto, as demandas, etc. Visite os vizinhos na área e converse com eles.
    • Normalmente, os vizinhos oferecerão mais informações do que agências governamentais.
  5. Start a Cattle Farm Step 5.jpg
     
    5- Pesquise antes para comprar os tipos certos de instalações, equipamentos e maquinários necessários para o tipo de gado escolhido. Analise sua operação e sua situação financeira para descobrir do que precisa (e não o que quer). Cercas, instalações para hidratação e comedouros são o que há de mais importante. Um trator, equipamento para manuseio de feno, jamantas, instalações de controle e outras construções também são importantes.
    • Você precisará de múltiplas construções, de um galpão e de suportes caso queira ordenhar os animais. Construa instalações para os partos, um estábulo para bezerros e outro estábulo para as vacas que não estejam sendo ordenhadas.
      • Existem diversos itens a se considerar para obter o equipamento certo para a ordenha: primeiro, as vacas já foram ordenhadas alguma vez? Com o que elas estão acostumadas? É melhor manter o mesmo tipo de estação de ordenha. Ao fazer isso sozinho, pesquise sobre quais os equipamentos adequados para sua situação.
    • A criação de gado de corte normalmente requer cercas, fontes de sombra e de água. Isso funciona especialmente bem se sua operação visar alimentar o gado apenas com grama, seja ela uma operação vaca/bezerro ou uma de engorda simples. A exceção ocorre se você quiser gastar dinheiro extra em rações para o inverno ou se preferir suplementar o gado com grãos. Há também a possibilidade da construção de um curral de engorda.
  6. Start a Cattle Farm Step 6.jpg
     
    6- Determine o tipo de gado que você irá criar de acordo com seus objetivos e seu orçamento. As escolhas mais populares são gado leiteiro ou de corte. Tenha em mente que começar uma criação de gado leiteiro irá consumir mais tempo e dinheiro do que gado de corte, além desta requerer mais equipamentos.
  7. Start a Cattle Farm Step 7.jpg
     
    7- Pesquise os vários tipos de raça que você pode criar. Determine a raça que irá criar de acordo com os objetivos de sua fazenda/rancho, e não de acordo com o que gosta e quer fazer. Concentre-se em uma raça em particular.
    • Escolha raças conhecidas por bom comportamento e que não sejam trabalhosas caso seu objetivo seja criar gado de corte. Hereford, Red Poll, Shorthorn, Galloway e British White são raças conhecidas pela docilidade.
      • Caso insista em criar gado Angus por causa da alta demanda em sua região, tenha muito cuidado.
    • Se quiser criar vacas para ordenhá-las, as raças mais populares são Holstein, Jersey e Pardo Suíço. Guernseys e Ayrshires são populares entre os que não vivem na América do Norte.
  8. Start a Cattle Farm Step 8.jpg
    8 -Comece com algumas poucas vacas. Não exagere; compre vacas o suficiente para manter dentro do terreno comprado por um ano. Compre boas vacas: aquelas que têm conformação, temperamento, habilidades maternas e convertibilidade (entre outras coisas) e evite aquelas que parecem magras e quase morrendo. Heifers podem ser uma opção se você deseja esperar por 2 anos antes de ver terneiros; deixe as mães criarem as novilhas e você poderá vender essas vacas novas após um mês ou dois. Vacas experientes são mais facilmente administradas.
    • Evite comprar um touro caso possua apenas 4 ou 5 fêmeas; compre-o apenas quando possuir 10 vacas e não quiser mais utilizar a inseminação artificial. A inseminação é um método de procriação que lhe poupará custos caso possua apenas 2 ou 5 vacas. Se não quiser utilizar a inseminação, alugue um touro ou encontre outro produtor que concorde em cuidar das vacas até elas estarem prenhas.
  9. Start a Cattle Farm Step 9.jpg
    9- Determine a quantidade de pasto necessária para a criação de gado selecionada. Decida se a terra que você possui é suficiente ou se será preciso comprar ou alugar mais pasto.
    • Determine se você cultivará feno para o gado ou se o comprará. Certifique-se de obter feno de alta qualidade.
    • Mantenha em mente que a alimentação representa 26% dos custos da criação de gado. Ter terras o suficiente nos meses de verão para o gado se alimentar reduz imensamente os custos, assim como o cultivo de feno de alta qualidade.
  10. Start a Cattle Farm Step 10.jpg
    10 - Comece a manter bons relatórios de finanças, criação/bezerros, saúde/vacinações, compras/vendas e detalhes de suas operações. Os relatórios mais importantes são os financeiros, pois eles determinam se suas operações estão gerando lucros ou despesas. 
     
  11. Start a Cattle Farm Step 11.jpg
    11 - Acima de tudo, divirta-se! Este é um estilo de vida exigente e estressante, mas você aprenderá muitas coisas e se manterá ocupado enquanto alimenta e administra a saúde de sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário