domingo, 17 de janeiro de 2016

Enxergue como o bovino vê!

Assim você consegue melhorar o manejo. Confira o artigo de Enrico Ortolani

Enrico Ortolani *
A vida universitária me proporcionou conhecer e até conviver com mais de mil pesquisadores que trabalham com ruminantes. A diversidade é enorme. Cada um deles tem seu ponto de vista, maneira de pensar, agir e ser, assim como excentricidades e manias.
A cientista norte-americana Temple Grandin, especialista em comportamento animal, estaria obrigatoriamente entre os cinco mais destacados. Ela é uma figurinha à parte. Se veste como um caubói, fala um inglês acaipirado e tem uma vida toda particular pelo fato de apresentar autismo parcial, doença nervosa que dificulta o relacionamento social, interfere na comunicação oral e pode levar a pessoa a ter comportamento restrito, se isolando do mundo.
Mas nem tudo é ruim no autismo, pois um em cada dez autistas tem habilidades especiais que pessoas normais não possuem, como memorizar dezenas de livros, fazer cálculos matemáticos mirabolantes, pintar imagens após vê-las uma única vez e enxergar e ter sensações anormais. Grandin desenvolveu essa última habilidade.
Desde garota conviveu com animais, em especial bovinos, e passou a entendê-los de forma incrível. Dentre as suas observações, notou que, para enxergarmos da forma como o bovino vê, temos de ficar ajoelhados (se for uma rês adulta) ou de cócoras (se for um bezerro). Ela estava certa. Explicaremos em seguida o motivo.
Comparado com os homens, os bovinos nasceram com os olhos mais expostos e projetados para fora e mais posicionados no lado externo da face. Isso faz com que o gado tenha uma visão panorâmica de 300 graus, enquanto a do homem tem apenas 180 graus.
A natureza foi sábia e fez os bois assim para que eles pudessem perceber a chegada lateral e evitar o máximo possível o ataque de animais predadores. Notei que no gado Zebu essa visão lateral (40 metros), que leva a uma reação de fuga ou de reunião com seu grupo, é o dobro da dos taurinos. Bem, para ter essa vantagem visual, os bovinos tiveram que pagar um alto preço.

Cabeça baixa - Essa visão panorâmica é máxima e mais clara quando o bovino está de cabeça baixa, como se estivesse pastando. Porém, quando a cabeça se levanta, ele enxerga pior e só consegue ter visão binocular num ângulo de 20 a 30 graus bem à frente de sua cabeça.
Ou seja, aí ele pode ver claramente um objeto com os dois olhos numa única imagem. Lateral a essa área, o boi vê os objetos como manchas, como se tivesse miopia. A visão binocular está relacionada à habilidade de perceber profundidade, capacidade de calcular distância e velocidade. A dificuldade de visão lateral do boi pode ser percebida no seu comportamento. Para aumentar a visão do terreno onde pisa, ele caminha balançando levemente a cabeça, para deslocar a área de visão binocular e assim melhorar a percepção de profundidade do piso.
Outro fato importante na lida. Quando o boi entra no brete e vê, lá na frente, no piso, uma fenda ou sombra, não consegue distinguir se é um buraquinho ou uma vala profunda. Essa imprecisão faz com que ele empaque e baixe a cabeça para tentar distinguir melhor o objeto.
Não adianta bater ou dar choque nele para que desempaque imediatamente. Enquanto ele não sentir segurança e certeza ele não reagirá. Para ajudar o boi a caminhar melhor no brete deixe o chão planinho, sem a presença de pedras, paus ou outros obstáculos. Para não dispersá-lo a olhar de lado e empacar ao ver movimento de pessoas ou animais, feche completamente as laterais do brete para que ele se concentre só na linha de frente.

Reações lentas - As reações do bovino para focar objetos são mais lentas do que as nossas. A focalização de objetos muito próximos ou distantes é feita por uma lente gelatinosa e muito flexível dentro dos olhos denominada  cristalino. Para um foco próximo, a musculatura que circunda o cristalino se contrai e muda a forma deste órgão, permitindo um foco detalhado. Para focar mais distante, a musculatura relaxa. No homem essa musculatura é muito desenvolvida e reage rapidamente, mas, no bovino, a reação é bem mais lenta, diminuindo sua capacidade de focar e identificar o que está vendo. E dá-lhe maior tendência ao empacamento.
A reação do bovino à luz é outro fator importante na lida. O controle da entrada de luz dentro do olho é dado por uma musculatura que abre e fecha a pupila (a menina dos olhos), um buraquinho negro no centro do olho. No homem, a pupila é pequena e redondinha; no boi, ela é grande e ovalada.
A musculatura da pupila no homem é eficiente e de rápida reação, mas no bovino é ineficiente e vagarosa. Assim, contrastes de luz produzem reações lentas no gado, que tendem a empacar, se saem de um ambiente com luz forte (lugar ensolarado) para entrar num local mal iluminado (brete coberto). Em locais assim, recomenda-se colocar uma luz fosca no teto na entrada do brete para quebrar esse contraste de luz.
Temple Grandin viu o que não víamos e nos ensinou a ser bovinos para conviver melhor com eles. A fim de facilitar o manejo na fazenda, passe agora a enxergar como um boi e dê tempo ao tempo para que ele reaja e manifeste sua resposta visual. Você consegue?

*Professor de clínica de ruminantes na FMVZ-USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário