domingo, 4 de janeiro de 2015

A pecuária de corte no contexto atual e perspectivas futuras

http://www.grupomonteverde.com.br/images/large/1.jpg
A pecuária de corte brasileira que vinha almejando, timidamente, desde início da década de 1990, aumento da eficiência produtiva, passou, nos últimos anos, a ter essa demanda exacerbada, especialmente, como resultado das pressões impostas pela globalização da economia. Nesse cenário, a competitividade tornou-se elemento fundamental dessa atividade e, com ela, surgiu a necessidade de se disponibilizarem, para o mercado consumidor, produtos que sejam de qualidade e apresentem baixos custos.
Na esteira dessa transformação alinham-se outras de grande importância para a cadeia produtiva da carne bovina. Dentre essas podem-se ressaltar o envelhecimento da população brasileira que, com a mudança no hábito alimentar, influenciará o setor agrícola pela demanda de alimentos saudáveis; a transformação na composição da força de trabalho familiar, com mulher e filhos participando da manutenção da casa; a concorrência com outras carnes e a mudança no comportamento dos consumidores com crescimento da prática de refeições fora de casa. 
Nesse contexto, a importância da qualidade da carne produzida surge como fator preponderante com reflexos diretos nos requerimentos de mão-de-obra de qualidade em todos os segmentos da cadeia da carne bovina. Dessa forma, faz-se necessário ressaltar que o uso de produtos que deixam resíduos na carne sofrerá restrição cada vez mais intensa.
Ainda devem ser mencionados a possibilidade de o Brasil, nos próximos anos, se fortalecer como fornecedor mundial de carne bovina com reflexos positivos na captação de divisas para o país; o potencial de incremento de consumo da carne bovina no mercado interno; a possibilidade de a carne bovina se constituir em um importante elemento no equilíbrio da balança comercial brasileira, por sua inserção no mercado mundial; a abertura do mercado brasileiro colocou o setor frente em uma competição que para ser disputada requer mudança no conceito do produto final e de estruturação da cadeia produtiva. Essa abertura foi também responsável pelo início do estabelecimento do conceito de qualidade. 
Nesse aspecto, uma exigência adicional que começa a se fazer presente está relacionada com o sistema de produção que deve ser estruturado de forma tal que resulte em menor risco ambiental. A tendência é de que tal exigência se amplie e envolva toda a cadeia produtiva.
Nesse novo cenário, outro aspecto de extrema importância, com influência direta nos sistemas produtivos, é a sustentabilidade.  A inserção definitiva da bovinocultura de corte brasileira na economia mundial e o seu fortalecimento interno, no próximo milênio, dependem da capacidade de os sistemas de produção e os demais segmentos da cadeia produtiva da carne bovina serem capazes de disponibilizar produtos saudáveis; de utilizar, de forma conservadora, os recursos não-renováveis; de garantir o bem-estar social; de aumentar a participação no mercado externo e de contribuir para a melhoria da eqüidade social.
Assim, há necessidade de se desenvolverem ações norteadas para a adequação do trinômio genótipo-ambiente-mercado, visando ao estabelecimento de um novo conceito para o setor. A atividade pecuária, especialmente os sistemas de produção, se integra no contexto global da cadeia produtiva e passa a produzir carne de qualidade, e não mais boi gordo. Tais demandas, para serem atendidas, exigem a superação de desafios de diferentes ordens, ou seja, requerem esforços nas áreas de pesquisa (desenvolvimentos científico e tecnológico), no âmbito político/desenvolvimento e, ainda, na área mercadológica. Portanto, a solução desses problemas requer um conjunto de ações estratégicas nessas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário