domingo, 24 de maio de 2015

Leilão da Nelore Aymoré



Mencius com o filho, João Pedro, e o presidente da Faive, Marcelo Queiroz



O Leilão da Nelore Aymoré caminha para sua sétima edição e será realizado na 39ª Faive no dia 25 de agosto de 2015. O criador Mencius Mendes Abrahão disponibilizará 80 touros reprodutores Nelore PO Padrão e Mocho para remate e ainda comercializará sêmen dos Touros de Central da Nelore Aymoré, destaques do Programa de Avaliação Genética Embrapa Geneplus, e bezerros comerciais machos e fêmeas, frutos desses touros com o objetivo de demonstrar aos criadores a produção dos animais.
Segundo o pecuarista, os animais são resultado de um sério programa de seleção conduzido pela Nelore Aymoré denominado Programa de Genética Avançada Nelore Aymoré (PGANA), no qual se encaixam nos critérios de peso, desmama, habilidade materna e precocidade exigidos em cada animal nascido no criatório.
Em relação ao gado de pista, que está perdendo espaço entre os criadores de Nelore PO no cenário nacional, Mencius conta que o gado de avaliação apresenta uma qualificação mais fiel dos animais. “O gado de pista é avaliado visualmente, é tratado em cocheiras, recebendo uma nutrição exagerada para os padrões de rusticidade do gado. Já o avaliado geneticamente no campo são estimadas suas qualidades individuais e de produção através dos testes de sua progênie. O animal avaliado no campo dá mais certo na propriedade do criador devido ao ambiente ser semelhante àquele em que o animal foi criado e recriado”, explica. Ele ainda relata que e a tendência entre os pecuaristas tem aumentado na aceitação desse critério. Pois hoje, o que o criador e o mercado procuram são animais produtivos que transmitam para sua descendência características econômicas que retornem seu investimento o mais rápido possível, como precocidade sexual e de acabamento, bem como fertilidade e qualidade de carcaça, que podem ser aprimoradas na seleção genética.
Em vista do sucesso do ano passado, Mencius revela uma grande expectativa também para essa edição. “Em 2014 tivemos uma forte procura pelos nossos reprodutores e esse ano esperamos resultados semelhantes, pois o mercado está fortalecido com a recuperação de preço dos bezerros comerciais, principalmente os de genética superior. Será um grande fortalecimento para o mercado pecuário”, espera.
Mencius iniciou seu trabalho de seleção no ano de 1999 e já são 16 anos focados na produtividade de gado. Na Faive, já são sete anos colaborando com o mercado pecuário. “A Faive é uma grande confraternização, onde visa oportunidade de negócio, troca de experiências no meio pecuário, e ainda uma maneira da população ter conhecimento do que está sendo produzido na região”, diz.
O presidente da Faive, Marcelo Queiroz, também aposta no sucesso do evento e no trabalho do criador. “Acredito que esses leilões só têm a acrescentar e fomentar o objetivo principal da feira, além de gerar grande movimentação econômica e proporcionar maior visibilidade da Faive no segmento pecuário”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário